Fotografar recém-nascidos é uma experiência extraordinária mas, ao mesmo tempo difícil. Por isso aqui tem alguns conselhos que o vão ajudar nessa tarefa.

1- Escolha a melhor altura. Após as refeições, ou o momento de acordar, são as alturas em que o bebé se encontra mais relaxado e mais “disponível” para uma sessão fotográfica.

2- Crie uma lista das fotos que pretende tirar. Quando fotografamos bebés, os espaços de tempo são muito reduzidos, por isso convém saber o que vamos fazer de antemão. Dedique algum tempo a captar fotos simples e, depois de ganhar confiança, avance para ângulos e ideias mais criativas. Por exemplo, experimente focar a câmara nos pés do bebé, deixando que o resto do corpo surja na imagem ligeiramente desfocado.

3- Tenha muita atenção à luz! Evite o uso do flash. Ele vai quebrar a atmosfera calma que uma foto destas requer e vai retirar cor e textura à sua imagem.

4- Coloque o berço ou a alcofa numa sala com janelas grandes e paredes brancas. Caso não seja possível essa opção, se lá fora estiver um dia de sol radioso, procure uma janela e use uma cortina ou lençol branco para difundir a luz natural.

5- Assegure-se de que não existem distrações no cenário da fotografia: biberões, fraldas ou brinquedos. Utilize cobertores e/ou mantas fofinhas para criar cores e texturas interessantes. Considere a hipótese de utilizar adereços para realçar o tamanho do bebé. Contudo, tenha cuidado para não criar demasiado ruído na foto. Este efeito é melhor conseguido colocando a mão do bebé na mão do pai, ou da mãe, ou os pés da criança entre os pés dos pais. Simplicidade é a chave.

6- Experimente também fotografar a preto e branco, ou usar um software de edição de imagem para converter a preto e branco as suas fotografias.

Como o seu recém-nascido cresce muito rapidamente, é uma boa ideia fotografá-lo regularmente, de modo a documentar as mudanças e o crescimento. Depois, pode reunir essas imagens num álbum digital. É um óptimo presente para avós, ou simplesmente uma eterna memória visual do crescimento do seu bebé. 🙂