Saiba onde ir nos Santos Populares

Cheira a Verão, a calor e a sardinha assada! Lisboa, Porto, Braga, Coimbra ou Évora, saiba onde ir nos Santos Populares! Porque todas as cidades de Portugal já começaram a preparar as ruas para as festas! Temos algumas sugestões de rumarias, mas contamos consigo para nos ajudar a festejar o mês de Junho em grande! Deixe-nos as suas sugestões nos comentários!

SANTO ANTÓNIO

O primeiro é o Santo António, o casamenteiro, de 12 para 13 de Junho enche de pessoas as ruas enfeitadas com globos de papel coloridos! Reúnem-se amigos, vizinhos e famílias para ver as marchas dos bairros! Partilham cravos e quadras de Santo António, dançam ao som de música popular e partilham momentos para recordar!

As Marchas: 

Em Lisboa os bairros populares desfilam pela Avenida da Liberdade às 21:00 para se apresentarem à cidade com cor, música e festa na noite de 12 de Junho e com entrada livre!

Os Arraiais: 

Há sardinhas, bifanas, chouriço assado, vinho e bailes por toda a cidade durante todo o mês de Junho em Lisboa e em especial aos fins de semana!

Se quer entrar na festa, passe pela Academia de Santo Amaro em Alcantara; pela Rua Florbela Espanca, Rua Fernando Pessoa, Rua Alberto de Oliveira e Rua Mem de Sá em Alvalade; pelo Grupo Desportivo da Pena em Arroios; pelo Largo Luís Alves Miguel em Belém ou pela Associação Viver Campolide em Campolide. Em cada esquina há uma festa, basta correr Lisboa de uma ponta a outra!

Outras cidades onde pode festejar o Santo António: Vila Nova de Famalicão, Évora, Madeira

Saiba onde ir nos Santos Populares: Bairro de Alfama por D Benchechi

Saiba onde ir nos Santos Populares: Bairro de Alfama por D Benchechi

SÃO JOÃO

De 23 para 24 de Junho é a vez de se comemorar o São João! Os amigos reúnem-se e desfilam nas ruas com alhos-porros ou martelinhos usados para bater na cabeça dos estranhos que passam, conhecem-se pessoas novas e travam-se amizades para recordar! São lançados balões de ar quente durante a noite, com pequenos papéis atados que levam pedidos e desejos e os céus transformam-se numa tela de luzinhas que dão fotografias incríveis!

Os concertos 

A Avenida dos Aliados serve de palco para concertos gratuitos na semana do S. João. D.A.M.A, Rui Veloso e José Cid, serão algumas das estrelas que vão aquecer as noites de Junho no Porto e juntar multidões para comemorar a festa Junina.

Os balões 

De dia 23 de Junho para dia 24 à meia noite, na cidade do Porto, serão largados cerca de 120 balões na Avenida dos Aliados, criados na semana anterior num worshop aberto ao público. Este ano irá ser lançado um balão com 11 metros de diâmetro que será a estrela da noite.

O fogo de artifício

O Porto e Vila Nova de Gaia juntam-se para um espetáculo de fogo de artifício à meia noite de dia 23 de Junho. A ribeira torna-se o palco deste fenómeno e os olhos estarão postos no céu. O fogo será lançado da Ponte D. Luiz I e de plataformas instaladas no Rio Douro.

Outras cidades onde pode passar o São João em festa: Braga, ÉvoraFigueira da Foz

Saiba onde ir nos Santos Populares: São João por Vitor Lopez

Saiba onde ir nos Santos Populares: Ribeira do Porto por Vitor Lopez

SÃO PEDRO

O São Pedro é o último, dia 29 de Junho! Os mais tradicionais oferecem os manjericos às namoradas com quadras de amor eterno e saltam a fogueira em número ímpar para se protegerem dos males todo o ano! O arraial continua pela noite dentro com a sardinha assada no centro do convívio animado entre os amigos que eternizam os bons momentos que vão partilhando!

Cidades onde pode festejar o São Pedro: Póvoa de Varzim, AfuradaFelgueiras, Montijo, São Pedro de Mós

Saiba onde ir nos Santos Populares: Marchas de S.Pedro na Póvoa de Varzim

Saiba onde ir nos Santos Populares: Marchas de S.Pedro na Póvoa de Varzim

RECORDAÇÕES

Não se esqueça de guardar todos os momentos! Fotografe os sorrisos, as sardinhas, os manjericos! Recorde a família, os amigos, o fogo de artifício! Vá a todas e eternize estas festas antes que o tempo seja inimigo do seu disco externo ou do seu telemóvel! Crie um foto-livro com os momentos mais engraçados, prepare-se para o arraial do próximo ano e faça uma caneca! Veja a nossa coleção dos Santos Populares e relembre os bons momentos todos os dias!

Mais informações sobre a agenda do Santo António em Lisboa: http://www.festasdelisboa.com/
Mais informações sobre a agenda do São João no Porto: http://goo.gl/sriZkv