Há alguns truques que podemos utilizar de forma a tornarmos as nossas fotografias mais profissionais. Para isso necessitamos apenas de conhecimento e paciência para fazer algumas experiências.

– Composição é o conjunto de decisões para fazer a fotografia. Passa por decidir os elementos que vão ficar evidenciados; o assunto a realçar; a disposição das formas, linhas, tons e cores; detalhes a eliminar e como ficará o conjunto.

composição
-Enquadramento. Posicionamento dos elementos em cena. A forma como é posicionada a câmara fotográfica: vertical ou horizontal. O ângulo de trabalho: mais fechado para distâncias focais maiores ou mais aberto para distâncias focais menores. A forma como é posicionada a câmara no espaço: mais para a direita, para a esquerda, mais alto, mais baixo em relação ao assunto principal.

enquadramento

 

-Locais de corte. Nunca deve cortar nas articulações (joelho, punho, cotovelo, tornozelo) mas pode cortar a meio (meio da perna, da coxa, do antebraço). No caso da barriga, ou acima ou abaixo do umbigo, nunca exactamente sobre ele.

locais de corte
-Regra dos Terços: dividir a imagem em nove partes iguais com duas linhas imaginárias na horizontal e vertical. Procurar colocar os objectos principais numa das linhas ou no cruzamento delas.

regra dos terços

Para fazer uma boa composição e um bom enquadramento é necessário treinar o olhar.  Pode fazê-lo a ver diversas fotografias (em livros, exposições, na internet) ou a olho nu no seu próprio ambiente antes de tirar as fotografias. É necessário fazer experiências para descomplicar as variáveis existentes de uma boa fotografia. Para os iniciantes, uma boa forma de praticar é reservar uma hora por dia para fotografar o mesmo assunto mas sempre de posições e ângulos diferentes. O segundo passo diz respeito à comparação e análise do trabalho e decisão do melhor resultado conforme o objectivo e expectativa.

Esperamos que estas dicas/explicações tenham sido úteis, agora pode fotografar ainda melhor do que fazia!