Todos os fotógrafos fazem um grande esforço para fazer com que seu trabalho se destaque de alguma forma e para reflectir a sua personalidade na forma como o fazem. Dica após dica, artigo após artigo, vamos captando algumas técnicas que nos impressionam e outras que são úteis. Todos queremos que o nosso trabalho tenha magia! E para fotografias mágicas, já referimos aqui no blog, a Golden Hour é o melhor momento!

Definir Golden Hour

De uma forma informal, a Golden Hour ou Hora de Ouro é a primeira hora de luz depois do nascer do sol e a última hora de luz antes de anoitecer. A intensidade da luz varia conforme a sua localização geográfica e a estação do ano em que se encontra.

golden hour 1

O que a torna Mágica?

Durante a Golden Hour (manhã e noite), o sol está na linha do horizonte. Quando a fonte de luz é maior e mais estreita em relação ao objecto, é produzida uma luz suave e difusa. Uma luz suave é preferível para praticamente qualquer assunto, uma vez que não cria sombras. Se souber aproveitar a luz não perde nenhum detalhe de sombras extremas ou destaques estourados.
As longas sombras criadas pelo sol nestes momentos do dia associadas ao brilho quente e dourado, ajudam a adicionar textura, profundidade, e interesse à sua fotografia.

golden hour 2

Para que tipo de Fotografia é indicada?

É indicada para qualquer tipo de fotografia! Paisagens, retratos, fotografia macro! Todas as fotografias ficam melhores com o calor da Golden Hour! E não o limita a fotografar no exterior: ao deixar entrar a magia por uma grande janela pode obter algumas belas iluminações internas naturais.

golden four 3

Dicas rápidas para fotografar na Golden Hour

#1 Calcule a Golden Hour. Pode maximizar a sua eficiência ao planear o futuro. Tenha uma ideia dos assuntos que quer fotografar e calcule com precisão quando é que a hora de ouro acontece.
#2 Aumente a abertura do obturador. A Hora de Ouro apresenta uma grande oportunidade para fazer bokeh com base nos pontos de luz!
#3 Permaneça intacto. Durante a Hora de Ouro ocorrem mudanças de iluminação muito rápido! A paisagem que fotografou com os primeiros raios de sol provavelmente vai parecer diferente 10 minutos depois. Portanto,fotografe a toda a hora e não se esqueça de capturar o maior número de variações possíveis.
#4 Ajuste o balanço dos brancos. Defina o balanço de branco para “nublado”, caso contrário corre o risco de neutralizar o brilho dourado.

golden hour 4

 

Fotografar na Golden Hour pode ser chato. Tem de sacrificar aquelas horas na cama para fotografar cedo, ou sair do sofá para fotografar à noite. Mas o esforço é recompensado! As fotografias nestes momentos mágicos do dia podem ser verdadeiramente transformadoras! Experimente este fim-de-semana! :)