Rafael Mantesso nasceu em 1983 em Carangola, Minas Gerais. Jimmy Choo é o bull terrier de Rafael e nasceu em Belo Horizonte. Rafael é o Fotógrafo. Jimmy é a estrela. As fotografias do seu cão Jimmy Choo já correram o mundo. E é impossível não sorrir ao vê-las!

Fotografias da autoria de Rafael Mantesso - Jimmy é uma abelha

Depois do divórcio, a Rafael Mantesso restou apenas o seu companheiro Jimmy Choo (batizado assim pela ex-mulher, em homenagem à sua marca preferida). A energia deste bull terrier, que passava a vida a correr de um lado para o outro numa casa praticamente vazia, inspirou Rafael a voltar a desenhar (algo que não fazia há cerca de 12 anos).

Rafael descreve-se como uma pessoa anti social, mas afirma que Jimmy teve uma influência na sua vida bem mais profunda do que o fim do seu casamento.

” Ele mostra-me todos os dias que sou a melhor pessoa do mundo! Ele me faz sentir pleno, forte, feliz e me faz reflectir o tempo todo sobre minhas relações pessoais e profissionais.”, conta-nos.

Diz inclusive, que foi com Jimmy que aprendeu que “o amor incondicional existe! É uma forma de amar tão superior que nós, humanos, nunca vamos experimentar.

Jimmy e Rafael

Rafael fotografa Jimmy e depois cria os desenhos à mão, dando forma a uma nova história. À partida pensamos que esta é uma tarefa muito difícil, mas Rafael esclarece que não.

” É muito fácil! O mérito é todo dele, eu sou só aquele que fotografa. Ele fica na posição que eu preciso pelo tempo que for necessário porque ele é especial, sabe que preciso da ajuda dele.”

Nestas fotografias, Jimmy pode ser, e fazer, tudo aquilo que a imaginação permitir: desde ser uma estrela de rock a transformar-se num super-herói.

Fotografia de Rafael Mantesso - Jimmy é uma estrela de rock!

Tudo aquilo que inspirar Rafael!

“Os livros que leio, as exposições que visito, as conversas que tenho, os filmes a que assisto. Tudo me influencia porque só faço programas que me inspirem de alguma forma, se não for para aprender nada, fico em casa.”, esclarece.

Destaca ainda dois marcos importantes neste caminho que tem vindo a percorrer: o dia em que fez a primeira fotografia, em que percebeu o quão importante e especial era desenhar ao lado de Jimmy; e o dia em que a Internet descobriu as suas fotografias (partilhadas pelo conhecido actor americano Ashton Kutcher no Instagram), e em que o mundo conheceu o Jimmy.

Jimmy vai à tosquia

Desde aí seguiram-se convites para campanhas publicitárias, e o livro – Um Cão Chamado Jimmy.

Livro - Um cão chamado Jimmy

Para a produção do livro, Rafael confessa-nos que foi um processo ” cansativo e stressante”, durante os três meses da produção. Mas ressalva que para Jimmy ” foram três meses normais…não queria que ele passasse pelo mesmo que eu”.

O facto é que foi Jimmy que veio trazer a rotina à vida de Rafael. A esta história de companheirismo e entre-ajuda, que raras vezes se conhece. Uma história de altos e baixos, em que Rafael conseguiu levar o seu barco a bom porto.

“Pensei em desistir e jogar tudo para o alto, mas, desde o início, sabia que teria que fazer o melhor que pudesse, que tinha a obrigação de terminar e de fazer meu cachorro brilhar. Acho que consegui.”

E nós achamos que conseguiu mesmo!

Rafael Mantesso e Jimmy Choo

E você que está aí desse lado? Também tem uma história para nos contar? Aposto que sim!

Seja de que forma a fotografia estiver presente na sua vida, arrisque, vá mais além. Faça como o Rafael e seja original.

Tire muitas fotografias! Nós estamos cá para o ajudar a eternizá-las! Damos-lhe 1001 sugestões para poder dar vida às suas recordações. Para que recorde sempre os bons momentos da vida!