imagem fantasmagórica

Um dos dias mais assustadores do ano está a chegar… O Halloween ou O dia das Bruxas. Reza a tradição que neste dia o sobrenatural caminha entre nós. Se não pretende aventurar-se por casas assombradas, aqui ficam algumas dicas para tirar umas fotografias assustadoras e deixar os seus amigos com os cabelos em pé!

Desde o seu aparecimento, a fotografia está intrinsecamente relacionada com o sobrenatural. Certos povos acreditavam que esta conseguia captar a alma do fotografado, ou até mesmo captar o que nós não conseguimos ver. Claro que nos nossos dias nós sabemos que isso é possível. A evolução da fotografia levou a que conseguíssemos captar desde microscópicas células até a distantes planetas e universos cuja nossa visão não alcança. Mas captar algo não material, como um fantasma? Bem, alguns acreditam que sim, ou pelo menos acham ter provas disso nalgumas das suas fotografias.

         Apesar de existirem fotografias inexplicáveis, cuja ciência não consegue encontrar explicação, muitas das supostas fotografias de espíritos devem-se a meros erros técnicos, desde sobreposição, sujidade na lente entre outros, até a capacidade do nosso cérebro reconhecer formas e dar-lhes significado. Neste artigo irei mostrar-lhe como essas fotografias podem ser explicadas e até reproduzidas.

 1º Baixa qualidade

    No caso dos fantasmas não queremos uma foto em HD, mas sim algo que remeta mais para o passado, em tons de preto e branco, com algum grão e grande contraste. Podemos claro fazer algo com boa qualidade mas em termos de “fingir um fantasma” será mais complicado. Poderá sim usar uma boa resolução para tirar fotos a sítios assustadores, como casas abandonadas ou florestas escuras.

2º Arrasto da imagem

    Uma maneira fácil é simplesmente abrir o obturador da câmara durante alguns segundos. Enquanto fotografamos por exemplo uma pessoa, esta mantém-se fixa enquanto outra passa rapidamente a seu lado. O resultado será de um “fantasma” a passar ao lado do modelo. Poderá fazer também sozinho, mexendo a cabeça ou, por exemplo, um braço, rapidamente mas mantendo partes do corpo quietas.

3º Sobreposição de imagens

Uma das técnicas mais simples e que facilmente confundia as pessoas no início do estudo da fotografia era a sobreposição acidental de fotografias. Por exemplo, tirávamos uma fotografia e, devido a uma falha técnica, a fotografia tirada de seguida era sobreposta na primeira, fazendo assim “fantasmas”. Acidentalmente ou de propósito, esta é uma das mais fáceis técnicas. Só precisas de pegar em duas fotos e sobrepor uma com um pouco de transparência sobre a outra. Aconselho a serem apenas partes pequenas, tipo uma pessoa, para que desta forma a sobreposição não seja notada a primeira vista.

sobre-exposição de imagem

4º Jogos de Luz

Outra técnica é usar uma longa exposição para criar formas de luz que atravessam lugares, como se fossem espíritos. Para saberem mais desta técnica, podem ler um artigo aqui no blog da Joana Rita Rodrigues, Escrever com Luz.

longa exposição

5º Usa a tua imaginação.

Uma coisa que não se pode esquecer é que as fotografias de fantasma são, primeiramente, formas que o nosso cérebro reconhece como uma coisa. Uma mancha que se assemelha a uma pessoa, uma luz que parece um braço, uma mancha num canto que se parece ligeiramente com um animal. O nosso cérebro é o mais poderoso criador de fantasmas e na hora de fazermos uma fotografia fantasmagórica temos que ter em conta o que as outras pessoas vão conseguir ver naquela imagem. Muitas vezes, o próprio poder da sugestão faz o truque. Uma maneira fácil de consegui é desenhar um simples círculo vermelho em volta de alguma coisa, isso irá remeter logo a que a pessoa tente encontrar um significado para aquele circulo vermelho e para o que está lá dentro.

6º Recorre ao digital

Se quiseres fazer algo mais elaborado, podes sempre recorrer a programas de edição digital e criar os teus próprios fantasmas aterradores!

Por fim, se nada disto te interessar, porque não pegares na tua câmara e ires à aventura nesta noite das bruxas? Pode ser que quando revelares as tuas fotografias, tenhas uma surpresa!

Bom Halloween!!