Nunca pensou como será o mundo da perspectiva de pequenos insectos e répteis? Ao nível dos caracóis e lagartos, a apenas um centímetro do chão, o mundo pode ser fascinante! A fotografia macro é conhecida por ser uma fotografia extremamente próxima. Personaliza imagens através de detalhes que podem passar despercebidos na vida real ou numa fotografia normal. Com este tipo de fotografia, quase tudo dentro de casa ou ao ar livre é um jogo para fotografar!
Mas o que deve fazer para tirar uma boa fotografia Macro?

#1 Identifique o Assunto e explore as Perspectivas

O início é a escolha da imagem para fotografar. O que é que lhe capturou a atenção? Uma pétala de uma flor? As veias na parte de trás de uma folha? A cor dos seus olhos? As sombras dos garfos sobre a mesa?

Mantenha a fotografia simples concentrando-se no assunto que lhe despertou interesse. Veja o elemento único de lado, por baixo, a parte de trás e ou a partir de cima. Explore a frente, laterais e o fundo. Fotografe algumas imagens de cada ângulo usando a mesma definição de abertura.  Assim terá material para comparar e ver como prefere a sua fotografia.

Depois de escolher o ângulo comece a fotografar com o obturador mais fechado e repita com diferentes tipos de iluminação. Ao criar esta rotina está a praticar e acaba por se tornar uma forma eficiente de captar imagens de pormenor.

macro 1

 

#2 Experiência com composição

A regra dos terços é sempre uma aposta segura. No entanto, as regras são feitas para serem quebradas. Este ponto fica mais ao critério do fotógrafo. Como esta é uma fotografia de extremo close-up os detalhes são importantíssimos! Tente preencher o máximo que conseguir da sua fotografia, se ainda tiver algum fundo, deve analisar algumas técnicas para poder ornamentar a sua Macro: aumentar o contraste, fazer um bokeh suave, as opções são imensas.

macro 2

#3 Escolher o equipamento certo

De tudo o que lhe podemos aconselhar, o mais importante é um tripé. Pode tirar boas fotos com uma lente macro ou com o zoom da sua máquina sem um tripé. No entanto, para obter resultados consistentes, um tripé é sempre recomendado, evita que a fotografia fique tremida!
Às vezes, a imagem perfeita não tem o cenário perfeito. Por esta razão leve consigo um pouco de tecido preto! Se o cenário não for ideal, coloca o tecido por trás do objecto! Um fundo preto pode realçar um assunto colorido.

macro3