Monstros, invenções, notícias falsas.

Tudo vale no Dia das Mentiras.

Venham conhecer 10 das melhores partidas fotográficas.

O dia 1 de Abril é conhecido como o Dia das Mentiras. Existem registos deste dia que remontam ao século 14. São várias as teorias sobre este dia: uma delas diz que antes de se adoptar o calendário gregoriano (o que usamos hoje em dia, e em que o ano começa em janeiro e acaba em dezembro), no calendário antigo o ano começava no dia 1 de Abril. Quando este novo calendário foi imposto em França, houve quem resistisse a esta mudança e continuasse a querer celebrar o ano novo no dia 1 de Abril. Várias pessoas começaram a pregar partidas aos que se recusavam a seguir o novo calendário, enviando presentes engraçados e convidando-os para festas que não existiam.

Existem várias histórias da sua origem, mas a verdade é que a “brincadeira” pegou e todos os anos novas partidas são feitas. A invenção da fotografia e da imprensa tiveram um lugar crucial em diversas partidas, já que a manipulação fotográfica era uma forma ideal de tornar uma simples mentira em algo mais realista, e por consequência, mais convincente.

Aqui está uma lista das melhores partidas que usaram a fotografia e a manipulação fotográfica para nos enganar, e bem.

10. O Falso Romance de Thatcher e Gorbachev

dia das mentiras manipulaçao de imagem

Fotografia falsa de Margaret Thatcher e Mikhail Gorbachev

     Imaginem se uma das noticias dos nossos jornais fosse uma fotografia que comprovava o romance entre o nosso primeiro ministro e por exemplo, a Angela Merkel. Isto foi o que basicamente aconteceu no dia 1 de abril de 1987, em que o Daily Mirror, um jornal inglês, publicou a foto do possível romance entre a primeira ministra inglesa Margaret Thatcher e Mikhail Gorbachev, o chefe do partido comunista Russo. Tudo se tratou de uma partida feita pelo jornal, usando duplos das duas personalidades.

9. A fada

dan baines partida

A fada mumificada de Dan Baines

    Em 2007, Dan Baines publicou no seu site esta imagem, dizendo que tinha encontrado a criatura no seu jardim. Muitos acreditaram, mesmo depois de o próprio ter dito que era tudo uma partida e que a criatura tinha sido feita por ele, e há quem ainda pense que é verdadeira.

8. A transformação da Mãe emigrante

imagem usada pela Popular Photography em 2005

imagem usada pela Popular Photography em 2005

Em 2005, a revista Popular Photography publicou um artigo intitulado “Can these photos be saved?” (tradução: Podem estas fotos ser salvas?), em que ensinavam como manipular digitalmente a fotografia para tornar a mulher mais jovem. Muitos dos leitores não gostaram, já que se trata de um fotografia muito famosa de Dorothea Lange, tirada durante a grande depressão nos EUA. Tudo se tratava, claro, de uma piada.

7. O Alien

fotografia publicada no The Wiesbadener Tagblatt, Alemanha

fotografia publicada no The Wiesbadener Tagblatt, Alemanha

   Em 1950, o jornal alemão publicou uma noticia de uma queda de uma nave espacial e da descoberta de um Alien. Apesar de terem vindo a dizer que era mentira e que o alien era na verdade o filho de 5 anos do jornalista. A fotografia atravessou o atlântico e chegou a ser usada por várias vezes em assuntos extraterrestres, tendo sido uma das fontes da nossa ideia dos homenzinhos pequenos e verdes de outro planeta.

6. O monstro do lago Ness

o corpo do nessie

o corpo do nessie

   Em 1972, um funcionário do Yorkshire’s Flamingo Park Zoo, decidiu aproveitar  infeliz morte de uma foca do zoo para pregar uma partida aos seus amigos, levando o corpo da foca para o famoso lago Ness, onde vive a lenda do monstro Nessie. A partida fugiu um pouco das suas mão, já que se tornou numa noticia internacional.

5. O autocarro de 4 andares

o autocarro de 4 andares

   Em 1931, um jornal alemão publicou esta foto, de um autocarro de 4 andares. As pessoas ficaram fascinadas e correram para as garagens dos autocarros para serem os primeiros a andar nele.

4. O supermercado dos trampolins

trampolins no supermercado

trampolins no supermercado

   Um bocadinho de photoshop ajuda sempre. O jornal Metro publicou esta foto em que afirmava a construção de trampolins nos corredores dos supermercados para ajudar os clientes mais “pequenos” a chegar as prateleiras mais altas.

3. Cientistas descobrem a Força

A Força é real?

A Força é real?

   Em 2015, os cientistas do CERN revelaram que tinham descoberto que a Força era verdadeira. Caso não saibam, a Força faz parte do universo de Star Wars e é algo que existe em todos os seres. Vários foram os cientistas que publicaram fotos suas a usarem a Força. Na verdade a única coisa que eles usaram foi a sua imaginação e um bom programa de edição de imagem.

2. O avião com chão de vidro

aviao da virgin airlines

aviao da virgin airlines

Em 2013, a Virgin anunciou um avião com um chão de vidro, em que os passageiros poderiam olhar diretamente para as nuvens.

1. Photobomb da Google

photobomb de David Hasselhoff

photobomb de David Hasselhoff

   A google é uma empresa que todos os anos lança uma nova partida no dia 1 de abril. Uma das mais engraçadas foi uma pagina em que poderia-se colocar famosos nas nossas próprias fotografias. Como exemplo usaram a imagem de David Hasselhoff de Mares Vivas a “infiltrar-se”. Chamava-se Google+ Auto Awesome.

   O mais importante do Dia das Mentiras é divertimo-nos, mas sem nunca magoar os outros. Porque não fazer uma partida inofensiva aos nossos amigos neste dia? Porque não, por exemplo, publicar uma fotografia manipulada com um famoso nas redes sociais? Uma partida engraçada é substituir as fotografias da casa de um dos teus amigos por exemplo, por uma fotografia tua ou de um famoso sem que ele saiba.  E não se esqueçam de registar esses momentos para mais tarde recordar.