Verão, calor e mergulhos. Palavras de ordem para explorar novas formas de fotografar e novos locais!
Ao que parece, o típico retrato não é forte o suficiente então várias são as pessoas que se arriscam nas fotografias debaixo de água! Tornam-se mais dramáticas, mais desafiadoras! Várias fotografias que se vêem nas redes sociais e um pouco por toda a Internet levam-nos a querer experimentar as nossas águas, mas como é de presumir, não é assim tão fácil quanto aparenta!

agua 1

 

Câmaras e Caixas

Existe uma infinidade de máquinas próprias para tirar fotos debaixo de água, são conhecidas como subaquáticas. Mas a nossa intenção é que tirem as fotografias com máquinas digitais e felizmente é possível entrar na água com elas! É necessário comprar uma bolsa-estanque. Estas bolsas servem para proteger a máquina. Se o seu objectivo é mergulhar a níveis de profundidade maiores, existem as caixas-estanque.

A primeira coisa de que se vai aperceber quando estiver com a sua máquina debaixo de água é que tudo é mais difícil. Escolha bem a sua bolsa estanque e tudo ficará mais fácil.

Planear os Elementos

Se procura tirar retratos subaquáticos, pode começar a pensar na sua posição para fotografar. Depois precisa ter em conta que a água é clara, calma, e tem uma boa luz sobre ela. Uma piscina será a maneira mais fácil de começar, mas o desafio de fotografar no rio ou no mar é divertido.

Existirão sempre momentos melhores que outros para fotografar. Se conhecer a luz e as águas da sua zona pode optar por fotografar durante a manhã ou durante a tarde. Aconselhamos a que familiarize com o local antes de arrastar o modelo e o pequeno exército de assistentes para a sessão.

agua 2

Trabalhar com Modelos e Assistentes

O modelo e assistentes devem ser nadadores confiantes com muita experiência. Este factor é importante por razões de segurança, mas também por razões mais superficiais. Um nadador experiente saberá como se mover graciosamente na água, sem criar bolhas ou ficar em pânico. Não se deve esquecer que um bom nadador em piscina pode não ser um forte nadadores do oceano! Existem variáveis como correntes, ondas e vida oceânica.

Deve ter pelo menos um assistente na água para ajudar quando necessário.  Ao seleccionar um assistente, é mais importante que seja um bom nadadores do que um fotógrafo experiente. Tente ter uma terceira pessoa no local para assistir e auxiliar caso seja necessário. A segurança vem em primeiro lugar.

agua 3

 

Dicas para obter a Fotografia Perfeita

#1 No máximo mergulhe até 7 metros da superfície, assim mantém a luz e o tom da pele fica verdadeiro
#2 Use uma lente angular para eliminar a nebulosidade causada pela distância modelo/máquina
#3 Tente usar adereços e vestidos fluídos, dão surrealismo aos seus retratos
#4 O balanço de brancos pode ser um desafio especialmente debaixo de água. Use uma configuração personalizada no modo manual
#5 Quando for o momento de fotografar peça ao seu modelo para mergulhar o mais profundo possível, manter-se na pose e flutuar até à superfície. Vai evitar que a água distorça a imagem
#6 Procure os raios de luz na água e use-os como iluminação natural
#7 Nade ao redor do modelo, sob ele, para cada lado dele até encontrar o ângulo perfeito