fotografar na neve

Fotografar na neve é um desafio tentador. Para quem gosta do frio do Inverno não é necessário justificar porque é tão divertido fotografar na neve, no entanto, se as temperaturas baixas o incomodam – e a vantagem de não ter de acordar assim tão cedo para fotografar durante o amanhecer não é motivo mais do que suficiente para ficar feliz – saiba que o resultado compensa.

fotografar na neve

Os dias frios que se têm feito sentir por todo país cobriram os pontos mais altos de Portugal de neve. Para os amantes da fotografia esta é uma oportunidade única de fotografar na neve, para os iniciantes é uma excelente forma de experimentar os primeiros disparos.

Cuidados a ter

O fotógrafo deve estar preparado física e psicologicamente para fotografar na neve. A roupa, calçado e protecção UV têm um grande papel no conforto e saúde.
A câmara deve ser mantida sempre à temperatura ambiente para evitar condensação e como em temperaturas baixas as baterias têm tendência a descarregar mais rapidamente, o fotógrafo deve preservar uma bateria de reserva num sítio quente.

Configurações

Quando fotografar na neve irá aperceber-se que a neve é muito reflectora o que pode confundir as definições da câmara fotográfica. Para evitar este problema pode tentar ajustar as definições da sua câmara para “neve” ou “praia” no caso de disponibilizar estas opções, caso contrário, o que deve fazer é ajustar a exposição da câmara aumentando a sua intensidade (em +1 por exemplo) o que significa que a imagem receberá mais luz quando for capturada.. É importante não esquecer o balanço de brancos quando configurar a câmara fotográfica ao fotografar na neve.

Melhorar o Resultado

– Para dar mais magia a fotografar na neve e melhorar o resultado final das suas imagens, experimente fotografar alguns close up/ detalhes da neve.
– Subir a pontos mais altos permite fotografar a paisagem que se torna mais interessante coberta de branco.
– Fotografar o reflexo da neve em poças de água ou rios dá sempre um óptimo resultado.
– Preto e branco transformam qualquer imagem em narrativas mais dramáticas, fotografar na neve com estas tonalidades é maravilhoso.
– No caso de fotografar a cores escolha as horas da golden hour para adicionar um tom mais quente e misterioso às suas fotografias de Inverno.

fotografar na neve

Imprima as suas fotografias de Inverno a uma qualidade digna do esforço e da dedicação para que as possa colocar em locais onde recorde diariamente os seus feitos fotográficos. As nossas sugestões são os quadros em acrílico ou posters.
Recorde bons momentos 🙂