Está a acabar o ano, é altura de fotografar fogo de artifício como um profissional! Não parece tarefa fácil, mas temos algumas dicas para que possa tirar fotografias memoráveis da última noite do ano… ou será a primeira?

fotografar fogo de artifício como um profissional nesta passagem de ano

ISO

Para fotografar o fogo de artifício como um profissional há a necessidade de ajustar as configurações da câmara. Para fotografar corretamente o fogo de artifício que será brilhante, o ideal é ter o ISO menor, por isso coloque a 100 ou 200. A ideia é evitar que a imagem fique com um aspeto granulado.

Abertura

Para conseguir fotografar o fogo de artifício de forma visível (clara) mas manter a imagem focada deve colocar uma abertura relativamente baixa. Experimente os valores entre f/5.6 e f/8.

Velocidade do Obturador 

Esta é a provavelmente a parte mais complicada de fotografar fogo de artifício como um profissional! Para conseguir iluminar a imagem, já que as imagens são noturnas, devemos tentar manter o obturador aberto mais tempo do que o normal. No entanto o fogo de artifício é momentâneo, por isso prepare-se para as primeiras imagens serem de teste. Lembre-se que quanto mais tempo deixar o obturador aberto mais fluídas serão as imagens, se a velocidade do obturador for um segundo ou menos conseguirá congelar a imagem e ter uma fotografia muito mais nítida.

Flash

Neste caso a utilização de flash é inútil. A imagem que pretende fotografar está demasiado distante para conseguir alguma coisa de vantajoso ao utilizar o flash da câmara fotográfica.

Foco

Se com o foco automático perceber que as fotografias estão a ficar desfocadas, experimente utilizar o foco manual da câmara fotográfica e focar no objeto. Para fotografar fogo de artifício como um profissional é melhor conhecer e explorar esta funcionalidade da sua câmara fotográfica, e não é assim tão complicado, experimente.

Tempo

Em qualquer ocasião o tempo é um aliado! Se chegar mais cedo ao local pode ajustar as definições da câmara, procurar um sítio privilegiado para fotografar e fazer alguns testes de todas as funcionalidades que indicamos em cima.

Partilhe as suas melhores fotografias do fogo de artifício com a Fotosport, deixe as melhores imagens no nosso mural do Facebook!  Não se esqueça de selecionar as melhores para decorar a sua casa e crie telas ou faça molduras que animem o ambiente da sua sala todo o ano! Entre em 2016 a recordar bons momentos!