Diz o ditado “Em Abril, águas mil…” e por norma não falha, mas é possível fotografar em dias de chuva! Chegada a Primavera e alguns raios de Sol que fazem desejar os dias quentes de Verão, Abril traz consigo a típica chuva da estação. Se a câmara fotográfica se preparou juntamente com o guarda roupa para tempos mais quentes, não precisa de desistir já da ideia!

fotografar em dias de chuva

Fotografar em dias de chuva: Algumas ideias

  • É muito importante proteger o equipamento fotográfico. Se a câmara fotográfica ou o smartphone não é à prova de água, deve tentar sempre mantê-lo seco e protegido das gotas de água e humidade com o guarda-chuva ou um saco plástico.
  • Opte por fotografar de dentro de casa ou do carro para fora, aproveitando a água que corre na janela para criar bonitas composições na imagem.
  • Crie planos diferentes. Foque as gotas que se formam nas superfícies (grades de varandas por exemplo), desfocando o segundo plano da imagem.
  • Procure guarda-chuvas coloridos que se destaquem no ambiente sombrio e citadino que este tempo proporciona.
  • Fotografe reflexos em poças de água como se fossem espelhos de outras realidades.

De um modo geral, todos os fotógrafos preferem fotografar com bom tempo. Infelizmente, ainda ninguém inventou uma máquina capaz de mudar as condições climatéricas, por isso vale a pena arriscar e fotografar em dias de chuva!

Há alguns pormenores técnicos que com a prática conseguirá contornar. Entre eles, o mais difícil poderá ser a questão da luminosidade. Ainda assim, uma fotografia tirada num dia dramático (como são os dias de chuva) resulta quase sempre numa autêntica obra de arte.

Está a chover hoje? Óptimo! Assim pode dar asas à sua imaginação e fotografar lindas imagens, como os exemplos em cima, para decorar a sua casa da melhor forma possível com obras de arte da sua autoria! 🙂