fotografar comida

Fotografar comida é sem dúvida um hobby delicioso e são cada vez mais os blogs e redes sociais que se enchem de fotografias apetitosas! Há algumas dicas que podemos partilhar consigo se está a pensar começar a partilhar os seus cozinhados no Facebook ou no Instagram. 🙂

1 – Luz apropriada

A iluminação dita se uma fotografia fica ou não agradável. Ao fotografar comida a luz natural é uma grande aliada, no entanto, é um desafio uma vez que durante o dia tem de trabalhar e é complicado parar para tirar uma fotografia da sua refeição. A dica é esmerar-se nos almoços ao fim de semana para ter tempo de aproveitar a luz perfeita ao fotografar comida! Para isso abra as janelas e deixe entrar o máximo de luz possível. O ideal é mesmo colocar o prato de frente para uma janela! No caso da sua agenda não permitir fotografar comida durante o dia então pense em investir em algum equipamento de iluminação, aconselhe-se numa loja Fotosport sobre o equipamento a utilizar.

2 – Organização

A ideia é que o prato seja o mais clean possível. Experimente primeiro decidir que cores e estilo quer para a imagem. Nesta altura do ano em que está frio e chuva, se calhar pode utilizar uma imagem mais escura e decidir a cor dos talheres e dos pratos mediante a estação do ano! Evite distracções para além do prato em si para dar a ideia de organização, por muito desorganizada que esteja a cozinha depois de cozinhar! Retire tudo o que tem na mesa, por exemplo, e experimente fotografar comida no prato, em cima de um individual, com os talheres e um copo. Pode juntar um outro adereço como uma flor, mas mantenha a imagem simples.

3 – Guarnição

O prato até pode ser um bife com batatas fritas, mas mais guarnição faz toda a diferença, é como adicionar alguns efeitos! Pode optar por outra coisa que não verduras, claro que alguma salada dá um aspecto mais saudável e apetitoso ao prato, mas com outros ingredientes pode fazer magia ao fotografar comida. A utilidade da guarnição vai para além de seduzir. Por exemplo, se usar canela numa receita pode não ser perceptível, no entanto se colocar dois paus de canela no prato já sugere a sua utilização!

4 – Invista em cenários

Para fotografar comida não tem de mandar fazer obras na sua cozinha, não. No entanto pode melhorar o cenário das suas imagens apenas com cartolina. Imagine que não tem uma toalha de mesa assim muito bonita, ou que o azulejo da cozinha não é o fundo mais apropriado, coloca uma cartolina de cor debaixo do prato e atrás do prato! Fácil!

5 – Um nível acima

Cada prato tem o seu ângulo, é o que acontece com as pessoas. Algumas ficam melhor fotografadas de perfil, outras de frente. No entanto, ao fotografar comida fica sempre bem se fotografar de cima. Experimente fazer o que muita gente considera uma maluqueira, suba para cima de uma cadeira ou mesmo para cima da mesa para conseguir fotografar a refeição inteira!

6 – Se fotografar comida, edite

Neste caso editar não é batota, vai só tornar uma coisa apetecível um bocadinho melhor! Aumentar o contraste e a saturação são duas formas excelentes de dar mais destaque à sua refeição, experimente!

Assim que reunir imagens realmente deliciosas dos pratos maravilhosos que acreditamos que consegue elaborar, porque não criar um foto livro com todas as fotografias que tirou como um verdadeiro livro de culinária? 🙂