shutterstock_93860389

O objecto, a paisagem, o cenário, a luz, a câmara, estes e outros factores contribuem para a qualidade de uma fotografia. Mas todos perdem relevância se a foto não estiver bem focada.

E o que é uma fotografia bem focada?

As opiniões dividem-se, mesmo entre os fotógrafos mais reputados. Contudo, é geralmente aceite que uma fotografia bem focada apresenta uma imagem nítida, com linhas limpas, uma definição clara, por contraponto a linhas que se misturam entre si, imagens “tremidas”, entre outras “anomalias”.

Apresentamos-lhe de seguida, algumas dicas que deverá ter em conta para aumentar as possibilidades de conseguir uma imagem bem focada, para que depois a possa exibir orgulhosamente na decoração de sua casa.

Manter a estabilidade da câmara.

Grande parte das fotografias mal focadas devem-se à não estabilização da câmara. Se não tem um tripé, ou se não quer, ou não pode andar sempre com ele atrás, siga os seguintes conselhos, de modo a conseguir uma maior estabilidade da câmara:

»»» Fotografe com os braços junto ao corpo;

»»» Se a câmara estiver equipada com tecnologia anti-movimento como VR (Vibration Reduction – Redução de Vibração)  ou IS (Image Stabilization – Estabilizador de Imagem), use essas funcionalidades;

»»» Procure uma parede, uma árvore, um candeeiro ou outro objecto rígido, ao qual se possa encostar, de modo a manter o seu corpo e a câmara estáveis;

»»» Procure um objecto, por exemplo um muro, uma cerca, um banco de jardim, onde possa apoiar a câmara;

»»» Se possível, enrole a correia da câmara desde o cotovelo até ao antebraço. Assim, estará a criar a tensão suficiente para que a câmara fique “presa” à sua mão;

»»» Utilize o modo de disparo contínuo, para tirar várias fotografias de uma só vez. Aumenta, deste modo, as probabilidades de conseguir, pelo menos, uma boa foto;

Acessórios

Apesar de ajudarem bastante, nenhum dos conselhos anteriores é tão eficaz como a utilização de um tripé. Nem o mais perfeito homem-estátua do mundo garante tanta estabilidade como este útil acessório.

A variedade de tripés disponíveis no mercado é grande, havendo soluções para todas as carteiras. Como em (quase) tudo na vida, quanto mais estiver disposto a pagar, melhor servido ficará. Um tripé barato ajuda, mas não será tão fiável como um tripé mais caro, de boa qualidade.

Outra ferramenta bastante útil é um cabo disparador. Com este acessório, consegue disparar sem tocar na câmara, garantindo que não ocorre o mínimo movimento. Se não tem o cabo, ou se a sua câmara não está preparada para ele, utilize o temporizador de disparo automático. Conseguirá, na mesma, tirar a foto, sem mexer a máquina no momento do disparo.

Conclusão

Fica claro que a estabilidade é o ponto de partida para conseguir uma foto nítida e bem focada. Experimente e vá aperfeiçoando a sua técnica. Quando estiver satisfeito com o resultado final, experimente ampliar. Na Fotosport encontrará diversos formatos de ampliação, aos melhores preços.