Escrever com a luz

Escrever com a Luz – Smile

Já deves ter visto aquelas fotografias onde se percepciona o rasto de luz, e que cria efeitos espectaculares como formas, palavras, rabiscos…quase como se fossem grafittis feitos de luz.

Deves perguntar-te como tal é possível? Embora pareça, não é magia. É muito mais simples do que possas imaginar.

À técnica de escrever com luz, dá-se o nome de LightPainting, e esta tem por base as fotografias de longa exposição.

Só precisas de uma câmara, de um lugar escuro, de um objecto luminoso (lanterna, isqueiro, lanterna do telemóvel…) e de um local onde possas pousar a câmara de forma a que fique estável (tripé, banco, muro…).

Define o ISO para 100 (deve ser o menos sensível possível), a velocidade para 30 segundos e a abertura F11. Estes parâmetros podem e devem ser ajustados conforme os resultados.

Caso só tenhas uma câmara automática, o mais próximo será configurares a mesma para “fogos de artifício”, no entanto, o resultado estará comprometido.

Deves agora configurar a câmara no modo “self-timer”, para que o temporizador seja accionado e quando carregares no botão de disparo te dê tempo para te colocares à frente da câmara e começares a “escrever com a luz”. Podes também pedir ajuda a um amigo, ou mais para que este processo seja mais fácil e divertido também.

A ideia será acender o objecto luminoso e apontar directamente para a câmara fazendo movimentos. Dá largas à tua imaginação e vais ver que crias coisas fantásticas capazes de dar origem a fantásticos pósteres.

Escrever com luz

Escrever com a Luz – Rabiscos

Quando vires a primeira imagem, vais ver que todos os teus movimentos ficaram registados e agora só vais querer continuar e aperfeiçoar a tua técnica. Podes até compor um álbum só com a tuas experiências de escrever com a luz.

Escrever com luz

Escrever com a luz o Amor

Eu quis fazer algo diferente, e além de escrever com luz a forma de um coração, deixei que a cidade que está por detrás ficasse como background e compusesse ainda mais a fotografia.

Gostei tanto do resultado que acabei por fazer um acrílico como artigo de Decoração para uma das paredes de minha casa.

Acrilico 20x30 Decoração - Acrilico 20x30

Inspira-te e desafia-te, vais ver que vais adorar!!!