emoldurar uma chave

Emoldurar uma chave é uma tarefa que parece difícil mas a verdade é que pode fazê-la em casa! A Fotosport oferece o serviço de emolduramento em loja, no entanto, pode tentar emoldurar uma chave com estes passos Do It Yourself (DIY – faça você mesmo). Se não conseguir ver as imagens pode clicar nas mesmas que abrirão num novo separador.

A História especial deste “Emoldurar uma Chave”

Antes de começar gostava que os leitores conhecessem esta chave. Representa tudo o que é a Fotosport: memórias, recordações e alegria. Foi fruto de uma etapa da minha vida como as 200 fotografias que preenchem grande parte das paredes de casa.  Agora teve uma utilidade muito mais original do que ficar guardada numa gaveta.

Esta chave representa a minha primeira casa, a minha independência e a cidade onde – até hoje – mais gostei de viver. No entanto, por um defeito nunca foi capaz de cumprir a sua função e abrir a porta! Ainda assim, o que conta é a intenção e o que fica são as recordações! 🙂

DIY – FAÇA VOCÊ MESMO

Este DIY (Do it Yourself) para emoldurar uma chave será dividido em duas parte. A primeira será para tratar da decoração e a segunda para conseguir suportar a chave.

PARTE I

Material: Folha A4 espessa (tipo cartolina) | Moldura com alguma profundidade | Lápis | Escantilhão |  Pincel muito fino | Tinta acrílica ou Verniz das unhas

DIY faça você mesmo o emolduramento de chaves

1- Para emoldurar uma chave convém estar consciente do tamanho da moldura e do espaço que a chave ocupa no interior, para perceber o espaço restante para escrever. Por isso, com o lápis trace as linhas que achar necessárias para limitar estes perímetros.

2- Depois de delimitar a área de desenho, use o escantilhão e o lápis para escrever  o que deseja que fique na sua moldura. O escantilhão permite-lhe fazer letras bonitas no caso de a sua caligrafia não ser a melhor! No meu caso, optei pelo código postal e a cidade, mas para emoldurar uma chave pode colocar qualquer frase que fica bem!

Para pintar (definitavemente) o que quer escrever ao emoldurar uma chave, pode optar pela tinta acrílica ou por um verniz das unhas. Dão os dois resultado.

emoldurar uma chave

3 – Optei pelo Titan Acualux para escrever o nome da cidade “Porto”. Com a ajuda de um pincel muito fino, fui prenchendo as letras que já tinha desenhado a lápis e o resultado foi perfeito.

4 – Utilizei um Verniz Kiko de secagem rápida para escrever o código postal. Como o pincel deste verniz é especialmente grosso, limpei o pincel que tinha utilizado para a tinta acrílica e utilizei na mesma o pincel fino. O verniz é mais dificil de espalhar do que a tinta acrílica no entanto o resultado é o mesmo e é mais fácil de comprar para muitos leitores (provavelmente até têm em casa, como eu)

PARTE II

Material: Tesoura | Lápis | Prego pequeno | Chave de Fendas tipo estrela – muito fina de preferência | Fita – ou cordão |

DIY emolduramento de chaves

1 – Recorte a zona que na Parte I tinha delineado, ou seja, o que vai ficar na sua moldura. Se necessário coloque novamente a moldura sobre a folha A4 e mais uma vez sublinhe.

2- Coloque a chave onde gostaria que ficasse e desenhe 2 a 4 pontos com o lápis. Depois coloque o papel sobre a parte de trás da moldura e com o prego pressione de forma a marcar/furar a folha e parte de trás da moldura. (Tenha especial atenção neste passo para não partir a parte de trás da moldura)

3- Depois de completar o passo 2 vai conseguir ver os pequenos furos impressos na parte de trás da moldura. Com a chave de fendas tipo estrela tente furar/ abrir mais os pontos. Deve fazê-lo com a máxima delicadeza para não partir a parte de trás da moldura, experimente rodar pacientemente a chave de fendas em vez de pressionar contra a placa de madeira/ cortiça.

Com todos os furos feitos, é altura de colocar a chave no sítio correcto recorrendo à ajuda de um cordão ou fita.

DIY faça você mesmo emolduramento de chaves

4 – Como os furos podem ser pequenos, utilize o prego para ajudar a passar a fita – da frente para trás – primeiro faça-o na folha e depois na parte de trás da moldura para ficar uma sobreposta à outra.

5 – Assim que conseguir passar a fita pelos furos, coloque a chave na posição desejada, vire a parte de trás da moldura e dê um nó bastante forte para segurar a chave.

6 – Coloque a parte de trás da moldura (parte de madeira/ cortiça que trabalhou até agora) na moldura em si e feche as seguranças de metal de forma a ficar realmente seguro. Se virar a moldura, como pode ver, já tem o seu projecto terminado!

Emoldurar uma chave afinal não é assim tão complicado, ou é? Dê-nos a sua opinião nos comentários! 🙂