dicas para fotografar castelos

No dia 7 de Outubro comemorou-se o Dia Nacional dos Castelos. Mas não são só as princesas que lhes atribuem importância, também lhes pode dar atenção se gosta de fotografar castelos!

dicas para fotografar castelos

Conhece os Castelos mais bonitos do mundo? Pelo menos aqueles que nós achamos os castelos mais bonitos para fotografar! Em França, o Castelo do Monte Saint-Michel (1);  na Alemanha, o Castelo Neuschwanstein (2); em Gales, o Castelo Conwy (3); O castelo de Praga na República Checa (4); em Inglaterra, o Castelo de Bodiam (5); o Castelo de Miranda na Bélgica (6); e o Alcazar of Segovia em Espanha (7).

Mas se está a passear e se cruza com um momumento destes, seja o Castelo de Guimarães ou o Palácio da Pena em Sintra, há alguma forma específica de fotografar estes pedaços de história?

Fique com…

4 dicas preciosas para Fotografar Castelos!

1) Mostre os arredores

Se não se focar única e exclusivamente no edifício e conseguir captar a área envolvente, verá que consegue mostrar o conteúdo do Castelo de forma mais fácil na fotografia. A grandiosidade das obras muitas vezes estende-se, veja o caso do Palácio de Versailhes, grande parte da obra está nos seus jardins!

2) Procure detalhes

Principalmente a nível da decoração e da ornamentação, os castelos oferecem pequenos (ou enormes) detalhes que são belíssimos para fotografar! Contrastes e texturas também não devem ser menosprezados!

3) Capture a atmosfera

À semelhança do que fez no ponto 1), procure capturar o drama que envolve o castelo. Isso faz com que a narrativa na fotografia seja original. Normalmente o nascer ou o por do sol são as horas ideais para fotografar castelos precisamente por mostrarem a atmosfera natural!

4) Use simetria

Se tiver um bocadinho de atenção e na composição da sua fotografia utilizar a simetria, verá que o castelo que fotografar terá muito mais poder e importância do que se a sua fotografia for tirada “ao calhas” sem nenhuma atenção às linhas e cores!

O que acha de as fotografias mais bonitas irem parar às suas paredes? Fica a sugestão! O que queremos é que acima de tudo registe e recorde os seus bons momentos! 🙂



dicas de photographymad.com