dicas de fotografias em grupo e fotografias de família para o natal

As fotografias de grupo são um tema constante no nosso blog por serem desafiadoras. quando estamos a pouco mais de um mês para o Natal, começam as preocupações com as fotografias de família para celebrar a quadra. Deixamos uma lista de coisas que devemos fazer para as fotografias de grupo ficarem o mais perfeitas possível!

dicas de fotografias em grupo e fotografias de família para o natal

  1. Estude o local

Antes das fotografias de grupo procure o local certo. Se está a pensar fotografar no interior, certifique-se que é possível colocar o grupo completo a uma distância razoável da câmara de forma a conseguir ajustar o foco e fotografar a família toda. Se é no exterior, pense em adereços de Natal para apelar à quadra que se avizinha! Pode pendurar alguns efeites numa árvore que esteja perto, por exemplo. Arrisque fotografar fora de portas ao final do dia com luzes de natal!

2. Utilize um tripé e auto-temporizador

De forma a que ninguém seja excluído das fotografias de grupo, comece por pensar em utilizar um tripé! Isto vai ajudá-lo a estabilizar a sua câmara fotográfica e a conseguir uma imagem mais concisa! Depois de ajustar o foco para a distância onde se encontra o grupo, coloque o auto-temporizador de preferência no tempo máximo para conseguir posicionar-se sem pressas e em disparo múltiplo para ter 2 ou 3 fotografias do mesmo momento.

3. Tire várias fotografias de grupo

Não caia no erro de tirar apenas uma fotografia ou duas. Vá ajustando o foco e colocando o temporizador, faça brincadeiras a nível de expressões, acessórios de Natal e de poses e tire várias fotografias para posteriormente ter a oportunidade de escolher. Não se esqueça dos close ups, se o grupo for grande, tire fotografias aos casais, às famílias, aos irmãos, aos primos, as recordações nunca são demais! Se tiver muitas imagens depois pode fazer um álbum dessa sessão!

4. Peça para toda a gente vestir cores sólidas

É quase impossível em fotografias de grupo conseguir que todos se vistam da mesma forma, a não ser que seja premeditado e que esteja combinado com muita antecedência (…e mesmo assim há sempre aquele tio!!), mas se conseguir que todos os membros do grupo vistam cores sólidas, a atenção da fotografia não dispersa pelo vestuário e centra-se mais nos rostos! Nesta época opte pelo vermelho ou o verde!

5. Algumas Indicações para fotografias de grupo

a) Coloque as pessoas mais altas atrás e no centro e as pessoas mais baixas à frente e nos lados se estiverem a posar de pé;

b) Os adultos devem segurar os bebés e as crianças mais novas no colo para ficarem relativamente elevadas;

c) Quanto mais elevado estiver o tripé (em cima de alguma mesa, por exemplo) e mais picado for o plano (de cima para baixo) mais enfoque será dado às caras e expressões

Agora que já sabe como fazer, divirta-se a recordar bons momentos!