De pequenino, já se diz há algum tempo, é que se torce o pepino.

O sonho de ser um Ronaldo ou um Messi. O sonho de entrar num grande estádio e sentir o cheiro da relva. O nervoso miudinho antes de entrar em campo. O sonho de estar rodeado de uma bancada enorme cheia de adeptos.

Mãe, Pai quero ir jogar à bola!

Futebol no jardim: criança a jogar à bola

Os grandes sonhos começam assim e há que registá-los. Nada melhor que fotografá-los.

Hoje vamos dar-lhe algumas dicas para conseguir boas fotografias durante o jogo de futebol do seu filho.

1. A máquina fotográfica que utilizar terá de ter um bom zoom integrado, caso seja uma máquina compacta ou se for uma máquina que lhe permita trocar as lentes o zoom ideal será entre 70 a 300mm de distância focal.

2. A velocidade de disparo da máquina é muito importante. Para que a imagem fique sem arrastos e completamente congelada, a velocidade de disparo deverá ser elevada porque durante o jogo os movimentos são rápidos.

Se fotografar em Modo Manual o ideal é a velocidade não ser inferior a 1/500s.

Se fotografar em Modo Automático a melhor opção é seleccionar o Modo Desporto (assinalado a vermelho), existente na maioria das máquinas, e assim obterá o resultado esperado.

Modos da Máquina Fotográfica
3. Se a sua máquina tiver essa função, coloque-a no Modo de Disparo Continuo, e assim ao disparar ficando a pressionar o botão, fará uma sequência de fotografias e a probabilidade de conseguir o momento chave é maior. Acompanhe a jogada movendo a máquina no mesmo sentido em que ele estiver a correr.

4. O posicionamento fora das quatro linhas é muito importante. Por isso, chegue cedo ao estádio para que consiga ter o melhor lugar consoante o que pretende.

O melhor local será sempre posicionar-se ao lado da baliza adversária. Assim conseguirá captar imagens com ele de frente para si no momento do ataque para o golo. Isto no caso de ele jogar na posição de avançado ou médio.

No caso de ser defesa ou guarda-redes o melhor local é mais perto da baliza da sua equipa, de costas para a baliza adversária, de forma a conseguir fotografias dos momentos em que ele fará grandes defesas.

5. Futebol sem bola não é futebol. Procure captar a bola nos pés ou muito perto deles.

Criança a jogar futebol

6. Ele não joga sozinho. A interacção entre jogadores é frequente, a amizade entre eles faz parte e é importante registar isso também. Mais tarde ele irá ver essas fotografias e lembrar-se daqueles amigos com quem jogou.

Crianças a jogar futebol

7. O futebol é um jogo de emoções. Vai querer aquela fotografia do festejo do golo em que ele grita, salta e se abraça aos companheiros de equipa. Acredite que vão dar posteres incríveis.

Festejo da Vitória de uma partida de futebol

Resumidamente, aproveite o jogo para captar todos os momentos, quem sabe não será ele o próximo craque da bola!