136dcf8c17790255e95395f66427ae38

Hoje é Dia da Câmara Fotográfica. No dia de hoje é inevitável pensar na quantidade de recordações e memórias que temos fruto destes aparelhos mágicos que as registam. Com as câmaras fotográficas e os smartphones, fotografamos todos os momentos dos mais banais aos mais importantes e organizamos as nossas vidas.

As câmaras fotográficas evoluíram e nós evoluímos com elas! Mas os bons momentos mantêm-se iguais! Existiram (e ainda existem) as câmaras fotográficas de grande formato que funcionam muito lentamente e exigem muita paciência dos fotógrafos e dos fotografados, sabem do que estamos a falar? Qual é a família que não tem uma fotografia assim na Santa Luzia em Viana do Castelo ou no Bom Jesus de Braga?

Senhor Manuel Gonçalves, Fotógrafo em Santa Luzia

Senhor Manuel Gonçalves, Fotógrafo em Santa Luzia

Passamos pelas tão em voga Polaroid que transformaram as fotografias em algo muito mais imediato e instantâneo, como os nossos momentos. Vivíamos e víamos, colecionávamos momentos em pequenos quadrados de papel fotográfico, como acontece com as Fuji Instax que pode encontrar nas nossas lojas. Assistimos às Leica e às Praktica a disputarem a capacidade das pessoas utilizarem o foco e a luminosidade para tirar fotografias espetaculares onde às vezes só aparecíamos no cantinho.

Acostumamo-nos a espreitar as fotos no verso das primeiras câmaras digitais e a utilizar câmaras fotográficas como verdadeiros profissionais com funcionalidades cada vez mais diferentes! Agora, a nossa maior aliada é a câmara fotográfica do smartphone!

As nossas câmaras fotográficas, companharam-nos durante todas as fases da nossa vida! E hoje, mais do que nunca, deixamos perder metade dos sorrisos que captaram em discos e telemóveis estragados. Festeje a semana do Dia da Câmara Fotográfica com muitas fotografias e não se esqueça de as imprimir para recordar os bons momentos!