Tirar fotografias aos mais pequenos pode ser um desafio, mas há sempre uma forma fácil de conseguir imagens com qualidade! Conheça as nossas dicas para facilitar as suas sessões familiares! 

1. Tenha sempre a máquina fotográfica perto de si 

É preciso estar prevenido! Sempre que possível tenha a máquina fotográfica ou o smartphone por perto, não arrisque perder muito tempo quando se trata de fotografar crianças que proporcionam momentos brilhantes inesperadamente.

2. Fotografe fora de casa durante a manhã ou tarde

Aproveite a luz natural para fotografias incríveis! Ao escolher corretamente os horários, consegue aproveitar as “golden hour”. Assim não está demasiado escuro para fotografar com luz natural mas também não está demasiado claro para originar sombras muito fortes.

children

3. Não use flash dentro de casa

Ilumine o mais possível a divisão de preferência ao abrir as janelas! Evite a luz artificial e essencialmente o flash! Se desligar as luzes, consegue perceber melhor em que zona da casa a luz é mais forte.

happy children

4. Faça um esforço e enquadre as fotografias

Posicione-se de forma a tirar diferentes fotografias, de diferentes ângulos e evite colocar as crianças mesmo no centro da fotografia! Dá um aspecto mais natural e divertido às imagens.

5. Aproxime-se

Evite que a fotografia fique com muitos elementos que dispersem a atenção! Se está a fotografar uma criança, tente aproximar-se o mais possível dela para que seja o tema central e para que salte à vista mais rapidamente na imagem!

swimmers

6. Seja do tamanho do que vê

Sente-se, deite-se e brinque na perspetiva que os mais pequenos têm do mundo. Não tire fotografias “de cima”, coloque-se no mesmo nível e verá que o trabalho fica muito mais original.

happy kids

7. Aprenda a cativar

Crie estratégias para manter os seus filhos atentos ao que está a fazer, ou então apanhe-os completamente de surpresa num momento sereno. Antecipe os seus comportamentos e posicione-se na hora certa para a fotografia perfeita.

reading a book

8. Recrie alguns momentos

Nem sempre é possível prever todas as brincadeiras que os pequenos vão fazer… Se não conseguiu acompanhar um momento, tente proporcionar novamente a brincadeira para conseguir fotografá-la. O fator sorte neste ponto já tem de estar muito a seu favor.

9. Fotografe tudo 

A não ser que esteja a fotografar com uma máquina analógica com um rolo limitado, fotografe todos os momentos que lhe pareçam interessantes. Um aspeto positivo das máquinas digitais é que pode escolher as melhores imagens e apagar as restantes a qualquer momento.

fun

10. Divirta-se!

Se estiver bem disposto/a o seu humor vai contagiar as crianças e vai conseguir registar momentos inesquecíveis!

shutterstock_83750080

Crie álbuns digitais com os melhores momentos em família ou imprima as suas fotografias para preencher uma parede. Depois de capturar imagens tão especiais, não as deixe esquecidas no seu cartão de memória ou computador! 🙂